Resumo Profissional

Historiadora, Letícia Bicalho Canêdo é Professora Titular aposentada na Faculdade de Educação da UNICAMP, onde trabalhou de 1983 a 2012. Além das atividades de docência, pesquisa e orientação, também criou o FOCUS -Grupo de Pesquisa sobre Instituição Escolar e Organizações Familiares em 1994 e coordenou os trabalhos de pesquisa deste grupo até 2012.

Seu trabalho de pesquisa é centrado na história e nas recomposições contemporâneas dos poderes do Estado, com acento nas transformações das elites políticas e demais grupos dirigentes (recrutamento, modos de legitimação, trajetórias), que são inseparáveis de invenções de instituições como a escola, o voto e a representatividade parlamentar.

Foi a responsável nacional pelo projeto “Circulação Internacional e formação dos quadros dirigentes brasileiros“, que movimentou uma rede internacional de pesquisadores interessados em saber como as redes transnacionais são formadas, utilizando para tal o estudo do posicionamento das elites nacionais na interseção de um circuito nacional e internacional de conhecimentos de Estado. O projeto foi sediado e coordenado pelo FOCUS, em parceria com o CRBC/EHESS, Paris, e foi financiado pela FAPESP.

Dentro do FOCUS, desenvolveu o seminário anual “O caso e o exemplo numa metodologia de pesquisa em ciências sociais” no qual participaram pesquisadores nacionais e internacionais.

Ver Carreira Acadêmica

Ver Currículo Lattes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s